Determinação de cone de aproximação de aeronaves da Área de Pouso Administrativa do Farol de Cabo Frio.


Autores

1Pereira de Castro, R.; 2de Melo, E.R.; 3de Souza Kolokas, G.

1CHM Email: rafaela.castro@marinha.mil.br
2CHM Email: edico.ramon@marinha.mil.br
3CHM Email: graciano@marinha.mil.br

Resumo

O estudo teve por objetivo gerar subsídios para homologação da Área de Pouso Administrativa (APA) pertencente às instalações do Farol de Cabo Frio – RJ, e identificar alvos que pudessem obstruir o pouso de aeronaves de asa rotativa. A metodologia utilizada neste trabalho envolve um posicionamento GNSS (Global Navigation Satellite Systems ou Sistemas Globais de Navegação por Satélite) absoluto, onde as coordenadas de um ponto são obtidas através da medição de distâncias desse ponto a vários satélites, em conjunto com métodos clássicos de levantamentos topográficos. Em geral, esse levantamento inicia-se com a determinação das coordenadas de um ponto de apoio utilizando-se um receptor GNSS no modo de rastreio estático, de modo que, a partir deste ponto, fosse possível determinar as coordenadas do ponto central da APA e os azimutes das rampas de aproximação, utilizando um prisma nas direções de entrada/saída das rampas. Essa metodologia foi empregada utilizando como alvos alguns pontos observados por militares da Diretoria de Aeronáutica da Marinha (DAerM) que foram considerados alvos prováveis a oferecer algum risco ao tráfego aéreo na área em questão. Utilizando uma Estação Total, partiu-se de um ponto de coordenadas conhecidas para a determinação dos gradientes de cada alvo. Com as informações levantadas em campo, subsidiou-se a DAerM detectar os obstáculos considerados como “perigo” e os obstáculos que não iriam afetar o trânsito de aeronaves na APA. Ao final, os resultados do estudo forneceram à DAerM elementos de apoio à decisão para homologação da área de pouso administrativa no farol de Cabo Frio.

Keywords

topografia; rastreio GNSS; posicionamento absoluto

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