MAPA DE FLUXO DE VEÍCULO NA VIA SOB A PERCEPÇÃO DOS TRICROMATAS E DICROMATAS


Autores

1Amorim, F.R.; 2Pugliesi, E.A.

1UNESP Email: fabricioamorimeac@hotmail.com
2UNESP Email: fabricioamorimeac@hotmail.com

Resumo

A visualização do fluxo de veículos nas vias por meio de mapas eletrônicos, permite ao usuário a possibilidade de compreender o comportamento do fenômeno em questão em um dado momento. O uso deste tipo de informação pode auxiliar em um número de atividades, dentre as quais no planejamento urbano, bem como nas decisões que os motoristas tomam para as tarefas de planejamento e manutenção de rotas. As informações representadas deveriam ser compreendidas com facilidade, independentemente do tipo de visão de cores do usuário. Neste caso, as soluções podem incluir representações tanto ‘universais’, quanto específicas para cada caso. Em qualquer um dos casos, a aplicação de variáveis visuais deveria transcrever de maneira apropriada a ordem do fluxo conforme sua magnitude. No entanto, se as diferentes intensidades de fluxo não são percebidas em consonância com seus referentes podem ocorrer prejuízos no processo de comunicação cartográfica. Este trabalho apresenta o resultado de análises e propostas para projetos gráficos de mapas de fluxo de veículos na via com relação à percepção de cores de tricromátas normais, bem como de dicromáticas. As imagens analisadas apresentam diferentes intensidades de fluxo de veículos, as quais são representadas por meio de variações de matiz, brilho e saturação. Os projetos cartográficos estudados são das empresas Google (Google Maps), Waze e Maplink. Uma área urbana localizada na cidade de Presidente Prudente-SP foi utilizada para comparação entre os sistemas estudados. É empregado um simulador de visão de cores (Color Oracle) para compreender as possibilidades de percepção dos dicromatas e tricromatas. Os resultados são discutidos com base na teoria de comunicação cartográfica.

Keywords

Comunicação Cartográfica; Daltonismo; Mapa de Fluxo de Veículos

ARTIGO COMPLETO

PATROCINADORES

CNPQ ISPRS GRSS

APOIO