MAPEAMENTO DO USO SOLO E SUA RELAÇÃO COM O TRANSPORTE PÚBLICO NA CIDADE DE APARECIDA DE GOIÂNIA/GOIÁS


Autores

1Ferreira, M.F.; 2dos Santos, A.M.

1UFG Email: milenaf9@hotmail.com
2UFG Email: alex.geotecnologias@gmail.com

Resumo

O mapeamento do uso do solo pode oferecer recursos valiosos quando se pretende analisar o transporte público, especialmente sua demanda, padrões de viagens, dentre outros. Além disso, uma das aplicações mais recorrentes é aquela em que se objetiva estudar e caracterizar os Pólos Geradores de Viagens (PGV). A partir da observação da importância do mapa de uso do solo para as abordagens em transporte público, esse trabalho objetivou analisar o uso do solo, especialmente o adensamento populacional, na cidade de Aparecida de Goiânia e sua relação com o transporte público na cidade. A metodologia envolveu o tratamento digital de imagens de sensoriamento remoto de média resolução espacial, para estimação da área habitada na cidade e as classes de uso do solo em geral, e um sistema de informação geográfica para mapear as rotas do transporte público em função dos dados repassados pela Companhia Metropolitana de Transporte Coletivo (CMTC). Os resultados revelaram que a cidade de Aparecida de Goiânia apresenta densidades demográficas desiguais, não homogêneas, formando clusters de densidades dispersas em áreas distantes entre si. Esse dado sugere que os adensamentos populacionais geram diferentes padrões de viagens, que inclui aí tempos de espera distintos no espaço urbano. Além disso, constatou-se que as rotas do transporte público atendem em grande parte as áreas de maiores densidades.

Keywords

cartografia e transporte; densidade demográfica; transporte público

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