Cartografia e Interpretação Visual do Ambiente para Alunos da Rede Pública do Município de Montes Claros – MG


Autores

1Rodrigues, F.M.; 2Almeida, R.P.; 3Costa, M.S.; 4Xavier, M.V.B.; 5Silva, E.R.; 6Lacerda, V.R.

1UFMG Email: flamazzer@hotmail.com
2UFMG Email: rodrigo.praes@yahoo.com.br
3UFMG Email: mayrascosta@hotmail.com
4UFMG Email: marciobarbosa293@gmail.com
5UFMG Email: ederufmg2015@gmail.com
6UFMG Email: vanderroxal@gmail.com

Resumo

A cartografia é a ciência que trata da concepção, produção, difusão, utilização e estudo dos mapas. O mapa sempre foi um instrumento usado pelos homens para orientação, localização, informação, enfim, para a comunicação e a noção de espaço. Agrupando história, geografia e ciências sociais, a cartografia pode ensinar através dos mapas, processos históricos do homem, e como este modificou o ambiente em que vive. O ensino da cartografia na escola vai desde as primeiras séries do fundamental até as séries finais do ensino médio, e ensina mais do que leitura e interpretação de mapas. Com atividades adequadas para cada nível, são introduzidos às crianças noções de espaço, organização, proporção, imagem e significado de mapas. A arte também é desenvolvida, pois na confecção de mapas são usados traços, cores e margens. O presente projeto contempla uma prática acerca da construção de saberes cartográficos em parceria com os avanços tecnológicos no Ensino Público no Município de Montes Claros-MG por meio de atividades práticas com alunos do Ensino Fundamental, que de uma forma divertida motivará o conhecimento de localização e do ambiente que o cerca, resgatando o ensino e a utilização da Cartografia nas escolas. Conjuntamente foram avaliados os professores das áreas da Cartografia/Geografia com o objetivo de identificar como esta sendo inseridos os ensinamentos da leitura que se mostra de fundamental importância para o conhecimento, a percepção e a representação da realidade geográfica como parte de um conjunto maior, que é o próprio pensamento do sujeito. Os alunos do Ensino Fundamental responderam um questionário com questões relacionadas à cartografia e ambiente que servirá de referência inicial de conhecimento. O projeto de uma maneira geral esta sendo bem aceito pelos alunos participantes. Ressalva-se que em todos os encontros foram assinadas Atas de Frequência pelos alunos participantes do projeto, desta maneira a equipe do projeto tem um controle para posteriormente o diagnóstico das atividades concluídas. Até o presente momento, os alunos observaram mapas e anotaram os elementos que compõem um mapa, ou seja, as partes obrigatórias dos mapas são: o título, as legendas, a escala e a orientação utilizada para a produção do referido documento. Foram observadas as Cartas do IBGE, em que a equipe mencionava estes elementos e enfatizava para a observação. Após este trabalho, foram distribuídos para os alunos, divididos em grupos, mapas, onde eles anotavam os elementos dos mapas adquiridos neste encontro. Posteriormente a esta atividade foi realizada com os alunos uma brincadeira de orientação, em que os alunos divididos em duplas, realizavam os comandos pré-estabelecidos de orientação para uma aeronave em um tabuleiro. Desta maneira, os alunos compreendiam a localização e orientação no espaço vivido. No projeto também foi proposto a confecção de uma maquete. Os alunos foram organizados em grupos e em que cada grupo confeccionou uma maquete da escola ou algum ambiente que é familiar. Nesta etapa foi ressaltado que os elementos que constituem a maquete confeccionada pelos alunos, possuem tamanhos e formas diferentes. Demonstrou que são formas de expressão livre e dependem da percepção/interpretação individual da realidade de cada indivíduo. Nesta atividade observa-se que os alunos atingiram o proposto e realizaram em sua totalidade, verificando cada detalhe ao seu redor e a dimensão dos objetos para a proporcionalidade na maquete. Mediante esse aspecto, essa proposta de aprendizagem traz algumas sugestões que envolveram o domínio da representação do espaço, onde os alunos do ensino fundamental podem ampliar os conhecimentos cartográficos, com a intenção que eles possam ter o conhecimento da representação de espaço em que vive, pois é através do espaço cotidiano e da reflexão que a criança poderá entender um pouco da dinâmica que é o espaço organizado fora do ambiente escolar. Diante dos resultados analisados percebe-se que alguns alunos possuem conhecimentos básicos de localização e orientação e que as atividades propostas estão sendo satisfatórias para o enriquecimento do aprendizado dos alunos.

Keywords

mapas; orientação; rede pública

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