A ALFABETIZAÇÃO CARTOGRÁFICA NO ENSINO DE GEOGRAFIA: ANALISE DO LIVRO DIDÁTICO UTILIZADO POR ALUNOS DO 5º ANO/9 DA ESCOLA MUNICIPAL JOAQUIM MENDES CONTENTE – ABAETETUBA/PA


Autores

1Sena, J.; 2Santos, E.; 3Araújo, K.; 4Lira, J.

1UEPA Email: jessiquinhaseninha@hotmail.com
2UEPA Email: e12nayra@hotmail.com
3UEPA Email: katiac_araujo@hotmail.com
4UEPA Email: rodrrigao@hotmail.com

Resumo

INTRODUÇÃO A educação brasileira vive um momento de grandes transformações, com novas propostas educacionais para educação básica e reformulação do ensino médio, com debates em prol de uma educação inclusiva e de qualidade. Nesse sentido, que devemos discutir uma das ferramentas essenciais nesse processo, o livro didático, em meio a grandes debates educacionais se faz necessário e de grande relevância, em específico na disciplina de Geografia. Assim, o objetivo principal deste trabalho é analisar o conteúdo do livro didático de Geografia utilizado por alunos do 5º ano/9 da Escola Municipal Joaquim Mendes Contente, escola de tempo integral localizada no município de Abaetetuba-PA, com ênfase nos conteúdos referentes à alfabetização cartográfica em relação às exigências dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) de Geografia e a aproximação dos conteúdos com a realidade que os alunos vivenciam. MATERIAIS E MÉTODOS Diante disso, partimos para pesquisa bibliográfica como suporte para o trabalho desenvolvido, dividindo a análise em três momentos. Primeiro apresentando à importância de se trabalhar a alfabetização cartográfica nas series iniciais, uma vez que traz consigo objetivos essenciais à vida dos alunos. Segundo faz-se uma pequena exposição sobre o histórico do livro didático no Brasil, como o sistema educacional se submeteu a um controle ideológico com a criação da comissão do livro didático. Nessa segunda seção foi utilizado como fonte o livro didático em questão. E o terceiro momento, é realizado uma análise do livro didático proposto fazendo comparações e reflexões entre este e o PCN de Geografia, pois, o trabalho com a construção cartográfica deve considerar os referenciais que os alunos já utilizam para se localizar e orientar no espaço. (PCN, 2000) RESULTADOS E DISCUSSÕES 1.O ENSINO CARTOGRÁFICO NAS SÉRIES INICIAIS A Geografia ensinada nas escolas tem sido trabalhada segundo Callai (2005) de modo tradicional, e desta forma não tem muito a contribuir com os alunos, pois se caracteriza pela enumeração de dados geográficos e trabalha espaços fragmentados, com questões desconexas. A geografia, então, deve proporcionar aos alunos aprender pensar o espaço, e para isso Callai (2005) afirma que é necessário o aluno aprender a ler o espaço que se resume na necessidade de uma alfabetização cartográfica. Pissinati e Archela (2007) defenderem uma alfabetização cartográfica, que faz um processo de ensino-aprendizagem que proporcione todas as informações contidas no mapa. Para tanto, o aluno precisa saber olhar, observar, descrever, registrar e analisar. Dessa forma, traremos as analises referentes ao livro didático do 5º ano/9 escolhido como suportes para entender se de fato esses conteúdos possibilitam uma alfabetização cartográfica e se permite fazer com que o aluno compreenda o espaço que vive, ou se necessita de práticas pedagógicas pensadas pelos professores, apresentando a disciplina nessa conexão com a realidade do aluno, para que ele não memorize conteúdos, mas aprenda relacionar o conteúdo programático com o espaço dentro e fora de sala de aula em questão, uma vez que os profissionais atuantes nesta área são licenciados geralmente em Pedagogia. 2. O LIVRO DIDÁTICO COMO SUPORTE DE ENSINO: PRIMEIRAS REFLEXÕES O livro didático é um meio no qual dissemina uma concepção da realidade em que vivemos e na qual também se torna um meio de comunicação, de conhecimentos, dentro e fora da escola, é um suporte e instrumento de trabalho de professores. Mas de onde surgiu essa discussão sobre o livro didático no Brasil uma vez que ainda vivemos em profundas transformações econômicas, políticas e sociais? Trazendo um contexto histórico breve Freitag, Motta e Costa (1989), afirmam que os livros didáticos tem uma sequência de leis e decretos que se sucedem a partir de 1930. Analisamos o papel do livro didático não somente enquanto sua função social, mas também a situação da educação brasileira, uma vez que ocorreram diversas transformações em regime de leis e órgãos que tratassem a questão dos livros didáticos, na década de 60 segundo Freitag, Motta e Costa (1989) já na ditadura, o regime militar ainda, se envolve nessa questão e assina vários acordos entre eles o Ministério da Educação/United States Agency for International Development (MEC/USAID). 3. O PCN DE GEOGRAFIA SOB A ANALISE DO LIVRO DIDÁTICO Chegamos desse modo ao ponto chave de nosso trabalho, a análise do livro didático, Projeto Coopera- Geografia, do 5º ano/9 do Ensino Fundamental, seus autores são Elian Alabi Lucci e Anselmo Lazaro Branco, editora Saraiva 1ª ed., em São Paulo, no ano de 2014. Os capítulos são divididos em: Um país chamado Brasil; Tecnologias e atividades econômicas, trabalho no Brasil e População e Urbanização. Observando essas unidades percebemos que de uma maneira ou outra estes assuntos podem ser trabalhados segundo a realidade desse aluno, mas isso depende estritamente da metodologia e inquietação do professor. Interessante notar que as páginas são com imagens ilustrativas que condizem com aspectos da vida social, o trabalho no campo, nas indústrias, folclore, paisagens naturais, isso inicia para falar do nosso País, onde temos as primeiras noções de cartografia. CONSIDERAÇÕES FINAIS Ao longo deste trabalho podemos destacar a importância da alfabetização cartográfica, e o que é produzido neste livro didático para os alunos do Ensino Fundamental nos primeiros anos de sua escolarização. Assim como podemos destacar que com o estudo da cartografia nas séries iniciais podemos possibilitar à formação de conceitos que dão suporte a leitura de mundo e noção espacial. Portanto, vemos a importância que o livro didático tem como ferramenta para o professor, pois estão contidos conteúdos fundamentais a serem trabalhados para cumprir um currículo pronto que é proposto para as escolas.

Keywords

CARTOGRAFIA; LIVRO DIDÁTICO; GEOGRAFIA

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