CARTOGRAFIA TEMÁTICA DIGITAL: UM DESAFIO (AINDA MAIOR) DE APRENDIZAGEM NO ENSINO FUNDAMENTAL II – UMA ABORDAGEM EM SOFTWARE LIVRE


Autores

2da Silva Costa Gonçalves, S.; 3Silva de Moraes, V.; 4Rodrigues de Menezes, Y.; 4Mirelle Barreto de Morais, L.; 5Sayuri Sato, S.

2UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO Email: costa.samantha@hotmail.com
3UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO Email: vanessamoraes_25@hotmail.com
4UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO Email: yasmimrmenezes@gmail.com
4UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO Email: l.barreto94@hotmail.com
5UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO Email: simone.sato@ufpe.br

Resumo

A preocupação em se situar no espaço vem desde os primeiros registros da humanidade onde as pinturas rupestres auxiliavam na localização e posicionamento dos homens. Tal preocupação segue até hoje, onde se faz necessário o auxílio de ferramentas da cartografia. Inserido neste contexto, um dos pilares das ciências cartográficas é a cartografia temática, que utiliza símbolos qualitativos e quantitativos sobre uma base de referência para representações do espaço em variados fenômenos, como economia, espaço geográfico, tempo, e outros, gerando assim mapas temáticos. O ensino dos fundamentos da Cartografia Temática modernizado no ensino médio pode despertar o interesse na área e trazer aperfeiçoamentos nos métodos cartográficos existentes. Este artigo é resultado do projeto prático da disciplina de cartografia temática do curso de engenharia cartográfica e de agrimensura da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), nesta formação de ideias especificamente, se abordou a cartografia temática no ensino fundamental II utilizando o software livre QGIS. Na concepção inicial, uma das atividades realizadas foi a de apresentar ao público juvenil, jovens entre 12 e 18 anos, o funcionamento do universo da Engenharia Cartográfica. Nesta abordagem são comentados: o processo de seleção para o ingresso na UFPE, o funcionamento do curso como um todo (disciplinas, dificuldades e curiosidades, mercado de trabalho, entre outros). Utilizou-se uma linguagem simples e interativa e se ousou a realizar uma prática de elaboração de mapas temáticos. Neste projeto, foi criado uma oficina de geração de mapas temáticos para dar continuidade ao assunto do curso de engenharia cartográfica, mostrando sua importância no cotidiano, a evolução dos sistemas cartográficos e como funciona o QGIS, sendo desta forma, aguçado o senso crítico dos alunos aos observarem os mapas apresentados nos livros didáticos e os elaborados por eles próprios no software. Todo este cenário foi realizado com alunos do 9º ano do Colégio Acalanto, uma escola privada que fica no Bairro de Xambá, município de Olinda, Estado de Pernambuco. Para a seleção deste público, se levou em consideração que é nesse período que os alunos revisam alguns assuntos de modo mais profundo e aprende novos conceitos e novas disciplinas que servirão de base para o ensino médio. A oficina foi inserida na disciplina de Geografia. Segundo o Parâmetros Curriculares Nacionais de Geografia de 1998 – PCNG a disciplina de geografia, entre outros vários objetivos, apresenta como finalidade desenvolver no aluno a compreensão da cidadania, o conhecimento das características fundamentais do Brasil, posicionar-se de maneira crítica, e em especial, “saber utilizar diferentes fontes de informação e recursos tecnológicos para adquirir e construir conhecimentos”, dessa maneira acredita-se que as mais diferentes e variadas alternativas de conhecimentos podem auxiliar no desenvolvimento do conhecimento do aluno. Para alcançar esses objetivos o aluno da disciplina de geografia, se depara com uma variedade de informações, desde elementares conhecimentos em geografia física, em seguida em geografia dos países, nesse momento o usufruto de mapas temáticos são fundamentais para o conhecimento do aluno e o desenvolvimento de sua criticidade, para assim alcançar os objetivos dos PCNG de 1998. Esse desenvolvimento do aluno está diretamente ligado à sua capacidade de compreensão do espaço geográfico, e uma alternativa fundamental para essa compreensão está ligada ao ensino da cartografia em sala de aula. No entanto, o que se tem visto, é uma dificuldade do ensino da cartografia nas aulas. Essas dificuldades podem decorrer de diferentes problemas como: carência na formação acadêmica dos professores, falta de materiais didáticos, uma infraestrutura escolar adequada, entre outros. Do ponto de vista acadêmico, pode-se abordar o processo de formação do professor de geografia que difere bastante do processo de formação do engenheiro cartógrafo, entende-se que o ramo de trabalho de cada profissional é diferente, mas existem elementos que deveriam estar mais associados. Se as duas formações do Cartógrafo e Geográfico estivem em sintonia, como foi o caso deste projeto, a apresentação da cartografia através de softwares livres como o QGIS, despertaria o interesse dos alunos na cartografia, tornando o processo de ensino e aprendizagem uma experiência marcante e inesquecível, tornando a confecção de mapas e os temas da cartografia mais descontraídos e o mais importante contribuindo com a função no processo de aprendizagem.

Keywords

ENSINO FUNDAMENTAL; CARTOGRAFIA TEMÁTICA; GEOGRAFIA

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