GEOTECNOLOGIAS ASSOCIADAS AO TRABALHO DE CAMPO PARA UMA EDUCAÇÃO GEOGRÁFICA SIGNIFICATIVA


Autores

1Santana, T.; 2Torres, C.; 3Scalercio, V.; 4Silva, I.; 5Cardoso, P.

1UERJ-FFP Email: thaisdomett@hotmail.com
2UERJ-FFP Email: caio.torres96@hotmail.com
3COLÉGIO PEDRO II Email: vitor.scalercio@gmail.com
4UERJ-FFP Email: isabelahabib@yahoo.com.br
5UERJ-FFP Email: valentephc@gmail.com

Resumo

As tecnologias estão cada vez mais acessíveis à população e o mesmo pode ser dito sobre as Geotecnologias, ferramentas tecnológicas que permitem análises diversas sobre o Espaço Geográfico. Ao mesmo tempo, se tem uma crescente preocupação entre professores de Geografia com a realização de uma Educação Geográfica Significativa. Isto é, um processo de ensino-aprendizagem que realmente faça sentido para os alunos de forma que eles consigam perceber os conceitos e conteúdos no seu espaço de vivência, aqui partindo do princípio da tríade Lefebvreana do espaço vivido, percebido e concebido, que deve orientar as aulas de Geografia. Nesse contexto, as Geotecnologias tem sido procuradas por alguns professores como ferramentas que possam ser utilizadas em algum momento do processo educativo e que possibilite o alcance da aprendizagem significativa. Sendo assim, o presente trabalho vem sendo realizado com o intuito de demonstrar possibilidades de aplicação a potencialidades dessas ferramentas junto a cartografia no processo de Letramento Geográfico. Este trabalho vem sendo desenvolvido junto com uma turma de 2º ano do Ensino Técnico em Meio Ambiente do Colégio Pedro II, unidade de São Cristóvão - RJ. E os insumos utilizados até então são: o software “Google Earth”, o aplicativo “GPS Essentials” para celulares com sistema operacional Android e o “Easy GPS” para sistema operacional iOS. O software “Google Earth” é uma ferramenta que permite a visualização de diversos pontos do globo terrestre por meio de imagens de satélite e fotografias, é um verdadeiro mundo de possibilidades que nos permite, por exemplo, marcar pontos de nosso interesse e criar mapas temáticos. Desta forma, diferente dos mapas encontrados nos livros didáticos, conseguimos aproximar os alunos da realidade de seus bairros, ou mesmo trabalhar conceitos geográficos sobre os quais eles podem construir suas representações. Ainda nesse contexto o “GPS Essentials” e o “Easy GPS” são aplicativos que captam sinal GNSS (Global Navigation Satelite System), indicam latitude e longitude, permitem marcar pontos e associar imagens à eles, permitem marcar um caminho, entre outras funções muito úteis para realização de trabalhos de campo. Vale ressaltar que a Apple disponibiliza duas versões do “Easy GPS”, a utilizada durante este trabalho é a gratuita, que é mais simples, mas pode ser comprada uma extensão com mais funções. Com estas geotecnologias os alunos vêm registrando pontos em que identificam impactos ambientais através dos trabalhos de campo que vêm realizando. Isso vem sendo feito após terem tido embasamento teórico e discussões em sala de aula. Na etapa seguinte, as ocorrências registradas serão espacializadas através do “Google Earth”, dando origem à representações temáticas feitas pelos próprios alunos. O desenvolvimento deste trabalho tem possibilitado aos alunos a associação de teoria e prática além da percepção e concepção do espaço em que vivem, sendo construída assim uma aprendizagem significativa. Espera-se com este trabalho, demonstrar que as geotecnologias podem sim servir como recurso didático potencializador do processo de ensino-aprendizagem, porém com a ciência de que não devem ser utilizadas desarticuladas da ida à campo porque essas ferramentas sozinhas podem não dar conta de uma representação fiel das relações contidas no e definidoras do espaço. Entende-se aqui que o trabalho de campo é um dos métodos que melhor permite a associação entre teoria e prática e que é também um possibilitador de uma análise articulada entre as dinâmicas da natureza e as humanas. Isso porque ele não é (ou não deve ser) um mero exercício de observação da paisagem, mas sim uma forma de permitir a compreensão da dinâmica do espaço geográfico, num processo que deve ser mediado por conceitos geográficos, previamente trabalhados. Além disso, utilizar essas ferramentas na escola pode influenciar a alteração do uso muitas vezes indiscriminado destas pelos alunos, para um uso orientado por um propósito e um conhecimento. E, claro, contribuir para o enriquecimento do acervo sobre os impactos ambientais em pontos bastante movimentados da região metropolitana do Rio de Janeiro, tendo estes fenômenos localizados no espaço e representados em mapas temáticos.

Keywords

cartografia escolar; geografia; geotecnologias

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