Utilização de Mapas Disponibilizados pela C.I.A para o Ensino da Cartografia na Educação Básica


Autores

1Lopes, G.P.A.; 2Coutinho, V.S.

1UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO Email: gabriel14pedro@gmail.com
2UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO Email: vivianecoutinho74@gmail.com

Resumo

O ensino da Cartografia na educação básica necessita em grande parte do aspecto visível, por isso é extremamente importante haver recursos didáticos inovadores para o ensino da mesma. Com isso, o objetivo deste trabalho foi demonstrar como a utilização de mapas compartilhados pela Agência Central de Inteligência (C.I.A) dos Estados Unidos, podem ser imensamente interessantes no processo de ensino/aprendizagem da Cartografia no Ensino básico. É sabido que os mapas são um dos mais importantes recursos didáticos para o professor de Geografia ao ensinar o seu conteúdo. Mas para isso os alunos tem que ter uma alfabetização cartográfica, desde o início do ensino fundamental, ao fim do período escolar no ensino médio, assim, é necessário que se haja uma educação cartográfica diferenciada em todos os períodos da educação escolar, para que se rompa com o grande predomínio da linguagem verbal e aproxime o estudante da realidade. A base metodológica deste trabalho se deu na escolha dos mapas do acervo da C.I.A, anteriormente confidenciais, que estão disponíveis no endereço eletrônico: <https://www.flickr.com/photos/ciagov/albums/with/72157676359562335>, disponibilizados no ano de 2017, compreendem uma série histórica das décadas de 1940 à 2010, onde foram escolhidos um para cada década disponibilizada, um total de oito (8) mapas. Esses mapas selecionados foram os que mais representaram as noções cartográficas necessárias para o ensino básico e que representavam de forma mais didática e diferenciada entre os mesmos. Os mapas selecionados foram: 1- "The Leningrad Front" de 1943, mapa que mostra a frente de batalha de Leningrado; 2- "Antarctica Exploration And Claims" de 1956, exibe as áreas de exploração e reivindicadas para serem exploradas na Antártica; 3- "Burma Climate Regions" de 1968, delimita o tipo climático e a pluviosidade das diferentes regiões de Burma (Myanmar); 4- "An-Shan" de 1974, Planta da cidade de Anshan na China ; 5- "3D Afghanistan Panjsher Valley" de 1985, mapa 3D do Vale Panjsher localizado no norte do Afeganistão; 6- "Ukraine Oil and Gas Facilities" de 1996, mapa representando as ligações de petróleo e gás da Ucrânia; 7- "Peru Coca Cultivation" de 2006, mapa de localização do cultivo de Coca no Peru; 8- "Area & Projection Comparisons" de 2012, mapa de comparação das áreas das diversas projeções cartográficas. O resultado foi bem interessante, pois cada mapa apresenta suas especificidades tendo uma carga representativa de aspectos cartográficos bastante interessantes para a compreensão e entendimento da linguagem dos mapas. Assim, amplifica o ensino dos vários conteúdos da cartografia. Foi visto que os oito mapas apresentam diversas possibilidades de se trabalhar a cartografia, tendo como possibilidades o ensino dos elementos cartográficos; o ensino de coordenadas e escala; projeções; e ainda uma breve história da evolução da cartografia contemporânea e entre outras facilidades para o ensino da cartografia, sendo um ótimo recurso didático para o ensino, podendo potencializar o ensino/aprendizagem dos conteúdos cartográficos, e podendo formar um estudante não apenas observador, mas, um leitor e interpretador crítico dos mapas. Conclui-se que os mapas disponibilizados pela Agencia Central de Inteligência, um total de 130, podem ser utilizados de muitas formas para o ensino da Cartografia, este trabalho se mostra apenas como uma das possibilidades de se utilizar este novo e importante acervo. Ainda há por parte do professor a chance de explorar os vários fatos, Geográficos e Históricos, contidos nesses mapas e utilizar a cartografia não apenas para o ensino da mesma, mas também para uma aproximação com as outras disciplinas.

Keywords

C.I.A; Cartografia Escolar; Recurso Didático

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