Sobre a SBC

Histórico

A Sociedade Brasileira de Cartografia, Geodésia, Fotogrametria, e Sensoriamento Remoto - SBC foi fundada em 28 de outubro de 1958, por deliberação unânime da I Reunião de Consulta sobre Cartografia e reconhecida de Utilidade Pública pelo Decreto Federal nº 88.747, de 26/09/1983, sociedade de âmbito nacional e caráter técnico-científico, sem fins lucrativos, com sede e foro na Avenida Presidente Wilson, 210 - 7º andar, na cidade do Rio de Janeiro.

A SBC é uma das mais antigas sociedades técnico-científica em atividade no Brasil. Realizou 27 congressos brasileiros de cartografia; sendo dois de caráter internacional, em julho de 1984, o Congresso Internacional de Fotogrametria e Sensoriamento Remoto, com a participação de cerca de 80 países, integrantes da Associação Internacional de Fotogrametria e Sensoriamento Remoto e o ICC 2015 (27th International Cartographic Conference) em agosto de 2015. Teve participação fundamental na elaboração do novo decreto de reativação da Comissão Nacional de Cartografia - CONCAR, assinado através de decreto presidencial em 10 de maio de 2000.


Mantém excelente relacionamento com instituições de ensino superior que oferecem cursos de graduação em Engenharia Cartográfica, Engenharia de Agrimensura e em áreas afins, bem como cursos de pós-graduação em Cartografia, Geodésia, Fotogrametria e Sensoriamento remoto, bem como em áreas correlatas, tais como: Agrimensura, Arquitetura e Urbanismo, Cadastro Territorial, Computação, Engenharia Civil e Transportes, Geografia, Geologia, Geomática, Hidrografia, Meio Ambiente, Sistemas de Informações Geográficas, Topografia, etc.
O principal objetivo da Sociedade está vinculado ao desenvolvimento dos estudos e pesquisas no campo da Cartografia áreas afins, congregando pessoas e entidades nacionais, que se dediquem ou se interessem pelos temas cartográficos e afins, em busca da cooperação mais estreita entre os diversos setores de atividade e um intercâmbio mais efetivo de dados e informações para a geração e disseminação do conhecimento, o espaço geográfico e as ciências da terra.


A SBC concede a título de incentivo os seguintes prêmios: Ordem do Mérito Cartográfico, Ricardo Franco e Iniciação a Ciência Cartográfica, Conde de Bobadela e Prêmio Lívia de Oliveira.
Publica a Revista Brasileira de Cartografia e o Boletim da SBC.
É filiada à ICA - International Cartographic Association, fundada em 1959.


OBJETIVOS DOS CONGRESSOS BRASILEIROS DE CARTOGRAFIA

Objetiva o Congresso Brasileiro de Cartografia – CBC o encontro entre indivíduos nacionais e estrangeiros, buscando o intercâmbio de conhecimentos nos diversos ramos da Cartografia e ciências ou técnicas conexas.


O temário para o evento pode ser resumido no conjunto de títulos das Comissões Técnicas permanentes da Sociedade, ou seja: Hidrografia; Geodésia e Astronomia; Topografia e Agrimensura; Fotogrametria; Sensoriamento Remoto e Interpretação de Imagens; Cadastro Territorial; Sistemas de Informação Geográfica; Formação Profissional, Ensino e Pesquisa; Cartografia Infantil e Escolar; e História da Cartografia e Cartografia Histórica.


Como eventos de curta duração dentro do CBC, cita-se: o Concurso de Cartografia para Crianças, a realização de minicursos e outros eventos pertinentes à Cartografia Nacional.
A relevância do evento pode ser avaliada por sua tradição, hoje de 40 anos. A comunidade cartográfica nacional o aguarda como marco e foro para as grandes discussões de interesse coletivo, como a política e estratégias do desenvolvimento da Cartografia Nacional.


Os Congressos têm sido marcados pelo lançamento de novos produtos e equipamentos em Cartografia e áreas afins, o que os fazem mais aguardados pelos profissionais interessados em se atualizarem. Em suma, o CBC se valoriza na disseminação de novos conhecimentos em intercâmbio profissional, elementos garantidores do desenvolvimento da cartografia nacional.


O público alvo é composto por profissionais, técnicos e pesquisadores da área cartográfica; estudantes e professores; empresários do setor de serviços e da indústria de cartografia e afim. Espera-se uma população bastante diversificada quanto à formação acadêmica: engenheiros, arquitetos, geólogos, geógrafos, oceanógrafos, meteorologistas; enfim, profissionais que fazem da Cartografia e áreas afins instrumentos de investigação e análise.