Apresentação

Home / Apresentação

V Simpósio Luso-Brasileiro de Cartografia Histórica é um evento que dá continuidade a uma série de eventos que vem congregando investigadores, docentes e estudantes empenhados no conhecimento, estudo e divulgação da Cartografia Histórica, que se reúnem de dois em dois anos, alternadamente, no Brasil e em Portugal.

O IV Simpósio Luso-Brasileiro de Cartografia Histórica ocorreu entre os dias 09 e 12 de novembro de 2011, na cidade do Porto, em Portugal, nas dependências da Universidade do Porto. Sob o título: "Territórios: Documentos, Imagens e Representações", abarcou não só cada uma das etapas do processo de construção cartográfica, mas também questões fundamentais, como a das diversas fontes utilizadas, a da quantidade e variedade de imagens em circulação ou a da sua interpretação ao longo do tempo. Os "territórios" foram analisados em diferentes escalas, segundo objetivos vários, figurados por construtores de múltiplas formações e lidos por públicos diversificados.

O V Simpósio Luso-Brasileiro de Cartografia Histórica é organizado pela SBC (Sociedade Brasileira de Cartografia), e será realizado no Museu Imperial, na cidade de Petrópolis – RJ, no período de 25 a 28 de novembro de 2013. Este local é perfeito para a realização deste evento no que tange a integração dos propósitos deste museu com o evento em questão, a medida que trabalha com documentos históricos diretamente relacionados com os laços históricos que unem Brasil e Portugal. Neste sentido, o Museu Imperial cederá suas instalações para a realização do Simpósio, buscando criar uma maior integração entre o meio acadêmico e as instituições ligadas ao ministério da cultura.

Neste evento será debatido e apresentado o que de melhor existe em termos de ciência e tecnologia no âmbito da Cartografia Histórica Luso-Brasileira. No evento serão trabalhos sete temas que percorreram as principais temáticas da Cartografia Histórica, a saber: Cartografia Topográfica e Militar; Cartografia das Fronteiras e dos Limites; Cartografia Urbana: Plantas e Projetos; Cartografia Temática e Representações Territoriais; Cartografia, Arquivos e Coleções Cartográficas; Cartografia Histórica: Ensino e Difusão; e Cartografia Histórica e Novas Tecnologias.

Esperamos e contamos com sua presença no Simpósio!

FAÇA SUA INSCRIÇÃO

Realização e Apoio

  • Petrópolis Convention & Visitors Bureau
  • Prefeitura de Petrópolis / RJ
  • Fundação de Cultura e Turismo
  • Museu Imperial
  • International Cartographic Association
  • CNPQ